terça-feira, setembro 01, 2009

LABORATÓRIO TEATRAL - 18/19/20 SET'09





Dirigido por
Sónia Barbosa

Temáticas:
- a observação de si e do outro, a observação de si através do outro
- escutar: entrar no silêncio, a escuta interna de si mesmo, escutar o outro
- a lentidão: o detalhe de cada gesto, o mecanismo da transformação
- o teatro como intensificação da vida: a presença cénica, clarificar as nossas intenções
- princípios de transformação: o conteúdo e a forma, mudar de dentro para fora e de fora para dentro
- estimular a criatividade instintiva e irracional: brincar com o animal que trazemos dentro

Metodologias:
Através de exercícios criados especificamente para este tipo de trabalho, que passam muito pela observação activa, pela compreensão do detalhe, pela imitação rigorosa, pela capacidade de escuta, de descoberta e de exposição, pelo trabalho de grupo e de confiança; usando o corpo, a voz, a música e a palavra, os participantes poderão viver uma experiência de conhecimento de si próprios sob outras perspectivas, e de expressão da própria criatividade através dos meios teatrais, alargando os limites da imagem interna que temos de nós próprios.

Duração: 15 horas
Horários: 6ª feira das 20h às 23h
Sábado das 10h às 13h e das 14h às 17h
Domingo das 10h às 13h e das 14h às 17h
Datas: 18, 19 e 20 de Setembro 2009
Preço: € 45



Sónia Barbosa
Vive entre Itália e Portugal desde 2002, trabalhando em teatro como actriz, professora e encenadora.
Fez a licenciatura em Estudos Teatrais/Interpretação na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do I.P. do Porto. Criou a companhia de teatro para crianças Teatrices. Ensinou teatro na escola Arte Total em Braga e, em colaboração com a C.M. da Feira, a vários grupos de teatro amador do concelho da Feira. Encenou “Cartas de Amor… e não só” (Teatro Municipal de Sta. Ma. da Feira) e “Gracinda a linda”, espectáculo com actores e marionetas, com música ao vivo, de Helen Ainsworth em Castro Daire. Trabalhou como actriz em Portugal em “Ubu rei” de A. Jarry, encenação Alan Richardson, “A princesa Malene” de Maeterlinck encenação de Pierre Voltz, “Antígona” de Sófocles encenação Nuno Cardoso, “Cepervejo” a partir de textos de Maiakowsky encenação Andrej Sadowsky, entre outros.
Em Itália de 2002 a 2007 trabalha na companhia de Fortunato Cerlino, como actriz e colaboradora na criação de projectos. Nestes 5 anos a companhia dedica-se ao estudo de Tchekhov, tendo realizado vários laboratórios de estudo e três espectáculos a partir de textos deste autor (peças e contos): “Lo zio Vanja” (Teatro Índia, Roma), “Il duello” (Teatro Fabbricone, Prato) e “Corvi” (Teatro della Dodicesima, Roma). E entretanto acresce a sua formação com Nicolai Karpov (G.I.T.I.S. de Moscovo), Anton Milenin (aluno de Vassiliev), Mammadou Diuome (actor de Peter Brook). Ensina teatro a crianças do ensino básico em Roma, encena uma performance com os alunos da Universidade de Génova em colaboração com o Teatro della Tosse “Contare l’Amore, cantare Moneta”. Trabalha como actriz nas curtas “The godess” de Elisa Parolo e “Campo e controcampo” de Stefano Botta, e no espectáculo “Requiescat” (Teatro Mercadante, Nápoles) de Francesco Saponaro. Cria e interpreta o espectáculo “o Porto a Napoli” sobre as culturas portuguesa e napolitana, com música ao vivo. Interpreta um monólogo de “A gaivota” de Tchekhov no espectáculo “Dignitá Autonome di Prostituzione” de Luciano Melchionna, vencedor do Prémio Golden Graal, Melhor Espectáculo Teatral 2007. Faz parte do projecto P.P.P. Teatro, dirigido por Cristina Pezzoli (encenadora) e Letizia Russo (dramaturga), projecto de estudo, investigação teatral e criação de espectáculos; e do projecto “Antragediagone”, texto de Emanuela Guaiana inspirado na “Antígona” de Sófocles, com um estudo já realizado e apresentado em colaboração com o Festival di Armunia. Em Janeiro de 2008 inicia a colaboração como professora de teatro com a escola Lugar Presente da Companhia Paulo Ribeiro em Viseu, colaboração que continuará em Outubro, Novembro e Dezembro 2008, Janeiro e Abril 2009. Em Janeiro apresenta no Auditório Mirita Casimiro, em Viseu, a encenação “Estilhaços” a partir do texto “O tio Vânia” de Anton Tchekhov com o Projecto Off. Em Julho 2009 interpreta Antígona no espectáculo “Antragediagone” de Emanuela Guaiana no Festival di Armunia em Itália.

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